A CPR AM e o CDP lançam o fundo Climate Action

A CPR AM e o CDP lançam o fundo Climate Action

Madrid, Spain, 18/12/19,  por Amundi

Como parte do seu compromisso com as questões ESG (ambientais, sociais e de governança corporativa, da sigla em inglês), a CPR AM, uma subsidiária da Amundi, a maior empresa de gestão da Europa, lançou o fundo "Climate Action"; um fundo temático de ações em parceria com o CDP para tratar das alterações climáticas. A CPR Invest-Climate Action é uma divisão da Sicav luxemburguesa CPR Invest gerida por Alexandre Blein e Arnaud du Plessis.

A educação é um dos principais desafios que a nossa sociedade terá de enfrentar para se adaptar às grandes mudanças tecnológicas que estão a ocorrer. Temos o prazer de anunciar o lançamento do CPR Invest - Education, o primeiro fundo dedicado exclusivamente a este assunto", referiu Gilles Cutaya, Diretor de Marketing e Comunicação da CPR AM.

A educação, um dos maiores desafios globais do século XXI, diz respeito a todas as pessoas, independentemente do seu país de origem e da sua cultura. A ONU classificou o acesso a uma educação de qualidade num quadro de igualdade como um dos dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A educação é uma das chaves para alcançar outros objetivos como a luta contra a pobreza, a redução das desigualdades, o acesso a uma melhor qualidade de vida e a tolerância entre as sociedades.

Espera-se que o mercado global de educação, atualmente estimado em 5 mil milhões de dólares, venha a duplicar até 2030, impulsionado principalmente pelas mudanças demográficas e sociais e pela revolução tecnológica.

Na verdade, estamos perante um aumento contínuo da população estudantil em todo o mundo, com um número cada vez maior de estudantes no ensino superior. Este crescimento é reforçado pela ascensão da classe média, principalmente nos países emergentes.  Em países como a China, Brasil ou Índia, a educação constitui uma das principais despesas familiares e os seus governos estão a trabalhar ativamente na privatização do sistema de educação.

Por outro lado, para fazer face à automatização e à evolução dos nossos modelos de negócio, em 2022, 54% dos trabalhadores terão de atualizar as suas competências e capacidades através da formação profissional. Finalmente, a EdTech representa apenas 2% do mercado global da educação atual, mas a sua participação deverá crescer muito rapidamente vindo a representar uma fonte de crescimento e de oportunidades.

Para fazer face aos desafios deste tema, a filosofia de investimento da CPR Invest - Education baseia-se numa abordagem dual que combina um propósito e um potencial de rendimento.

Em primeiro lugar, o universo definido pela equipa de gestão abrange todo o ecossistema educacional ao longo da vida de um indivíduo encontrando-se estruturado em torno de 3 pilares:

- Acesso à educação e ao mundo profissional: gestão e administração escolar, da primeira infância até à aprendizagem ao longo da vida, integração profissional, acreditação e contratação.

- Conteúdo e ferramentas: editores e distribuidores de conteúdo educacional e profissional, bem como todas as tecnologias relacionadas com a educação (EdTech).

- Serviços do dia-a-dia: alojamento para estudantes, catering, transporte escolar, financiamento e material escolar.

Em segundo lugar, este fundo compreende uma filosofia de investimento responsável definida pela CPR AM. A equipa de gestão adota uma abordagem exigente e sustentável, excluindo empresas com más práticas de ESG e/ou que estejam sujeitas a controvérsias de acordo com critérios específicos relacionados com o tema.

"A educação constitui uma das pedras basilares para um crescimento económico forte e sustentável. O universo de investimento relacionado com este tema é extremamente jovem e deveria crescer de forma consistente nos próximos anos. Portanto, temos muita margem de manobra a longo prazo para aproveitar todo o potencial oferecido pelo ecossistema de educação, garantindo ao mesmo tempo uma abordagem verdadeiramente responsável", sublinha Guillaume Uettwiller.

A carteira da CPR Invest - Education inclui aproximadamente 70 títulos. O fundo está registado em França e no Reino Unido estando atualmente a ser registado na Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, Itália, Países Baixos, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

"Existem tendências estruturais muito fortes em torno da educação e estamos convencidos de que, a longo prazo, este será o próximo tema que irá permitir-nos combinar um propósito e rentabilidade. Uma vez que reúne todos os ingredientes para satisfazer as necessidades dos investidores, tanto individuais como institucionais, franceses e internacionais, como parte de um investimento de diversificação", conclui Vafa Ahmadi, Diretor de Gestão Temática de Ações.

Nelson Mandela: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo": Direct link to the video

 

Contacto
Acerca de Amundi

Amundi es la mayor gestora europea por activos gestionados[1] y una de las diez mayores del mundo1. Gestiona 1,653 billones de euros[2] a través de sus seis principales centros de inversión[3]. Amundi ofrece a sus clientes de Europa, Asia-Pacífico, Oriente Medio y América su gran experiencia en los mercados y una gama completa de capacidades en los universos de gestión activa, pasiva y de activos reales. Los clientes también tienen acceso a una amplia variedad de servicios y herramientas. Con sede social en París, Amundi cotiza en bolsa desde noviembre de 2015.

Apoyándose en sus exclusivas capacidades de análisis y en la competencia de un equipo de casi 4 500 profesionales y expertos de mercado presentes en cerca de 40 países, Amundi pone a disposición de sus clientes particulares, institucionales y corporativos estrategias y soluciones de inversión innovadoras adaptadas a sus necesidades, objetivos y perfiles de riesgo.

 

Amundi - La confianza se gana.

 

Para más información o localizar la oficina de Amundi más cercana, visite amundi.com.

 

Footnotes

 

  1. ^ [1] Fuente: IPE “Top 400 asset managers” publicado en junio de 2019 y basado en el volumen de activos gestionados a finales de diciembre de 2018
  2. ^ [2] Datos de Amundi a 31 de Diciembre de 2019
  3. ^ [3] Centros de inversión: Boston, Dublín, Londres, Milán, París y Tokio

Una pregunta? Una curiosidad? Contactenos!

Sitios web Amundi